A Escola
Instituída por meio da Lei n.º 11.114, de 2 de outubro de 2019, a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) é uma unidade administrativa integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA). Foi criada com a finalidade de promover a formação, o desenvolvimento de pessoal e a pesquisa básica ou aplicada, de caráter científico e tecnológico, contribuindo à garantia e eficácia da qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A sede da ESP/MA está localizada no município de São Luís, capital do Maranhão. Hoje, está constituída por 80 colaboradores de diversas categorias profissionais, envolvidos na realização da missão ESP/MA. No início do ano de 2022 estabeleceu mais uma unidade no município de Balsas, integrando junto com o município de Imperatriz, o nosso segundo polo no sul do estado.

Nossa casa, nossa história...
A ESP/MA, dentre outras atividades, é responsável pela oferta de cursos de aperfeiçoamento, atualização, qualificação, pós-graduação, pesquisa, estágio e residência em saúde para os trabalhadores da rede estadual de saúde do Maranhão. Tais cursos são fruto do trabalho colaborativo e estratégico junto às áreas técnicas da SES e, também, das articulações e solicitações municipais. Eles (os cursos) têm formato autoinstrucional, híbrido ou presencial, estando hospedados no Campus Virtual da ESP/MA.

Contribuir para a gestão da educação em saúde coletiva no estado, desenvolvendo ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, contribuindo para o fortalecimento do SUS e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população maranhense.

- Democratização do conhecimento e da participação: gestão do conhecimento e construção coletiva das ações;
- Integração e cooperação: estímulo ao trabalho colaborativo por meio da adoção de processos de trabalhos colaborativos e interprofissionais;
- Compromisso e ética: comprometimento com os profissionais de saúde do SUS e com a sociedade, respeito aos princípios constitucionais de impessoalidade, moralidade e legalidade;
- Integração entre trabalho e educação: busca contínua para aprimoramento das formações e habilidades;
- Equidade: respeito ao princípio doutrinário do SUS em associação aos conceitos de igualdade e justiça;
- Articulação intersetorial: adoção de práticas que conectem saberes e experiências no desenvolvimento das ações;
- Gestão compartilhada: gestão voltada a união de recursos promovendo inteligência coletiva, desenvolvimento humano, qualidade e excelência;
- Respeito à diversidade: valorização das diferentes formas de ser e de comportamentos das pessoas e da comunidade;
- Inovação contínua: constante integração de métodos de trabalho, tecnologias e ideias que geram valor;
- Responsabilidade socioambiental: uso sustentável dos recursos por meio de ações sustentáveis que respeitem o meio ambiente.

Ser reconhecida como uma Escola de excelência com foco na formação, educação permanente, inovação, pesquisa, extensão e demais ações que contribuam para o aperfeiçoamento das práticas e a promoção da saúde para o fortalecimento do SUS.
Conheça o Campus Virtual
Plataforma de educação/ensino à distância vinculada a Secretaria de Estado da Saúde
Somos mais de
